Bélgica
Trabalhar & Viver
Vantagens, salários e outros benefícios
- Uma localização geográfica conveniente, que torna o contacto com a “frente doméstica” mais barato e fácil. A Bélgica não é um país grande, tornando todas as cidades fácil e rapidamente acessíveis.
- Não precisa falar o idioma local. Os residentes locais estão acostumados com os estrangeiros, portanto, comunicar em inglês ou francês costuma ser suficiente.
- A população local também está acostumada a imigrantes europeus.
- A habitação é geralmente mais barata do que nos países vizinhos.

- O salário mínimo na Bélgica está entre os mais altos da União Europeia. Adicionalmente, a Bélgica também possui leis trabalhistas rigorosas para proteger os direitos dos trabalhadores a nível nacional.
- Seguro saúde: primeira classe e barato (cerca de EUR 7,50 por mês), bem como filas de espera relativamente curtas.
- Um sistema de vouchers de refeição geralmente está disponível (um voucher diário para a compra de alimentos e bebidas).
- A Bélgica oferece um sistema atraente de apoio financeiro às crianças.
- O pacote salarial inclui férias e 13º mês.
- A força de trabalho estrangeira recebe o mesmo salário que a força de trabalho local belga desde o início. Mão de obra barata é proibida por lei. O que significa que ganhará um salário competitivo a partir do primeiro dia.
- Os direitos de pensão são atribuídos a todos os beneficiários de acordo com os padrões belgas.
- Embora a Bélgica tenha impostos de renda relativamente altos, graças à pensão alimentícia, moradia acessível e um custo de vida razoável, a renda disponível é frequentemente mais alta do que na Holanda, Suécia, França e Grã-Bretanha (com base em um estudo da Deloitte).
- Os salários são pagos em euros, o que reduz os riscos cambiais (em comparação com a Escandinávia ou o Reino Unido, por exemplo).
Porquê Bélgica?
Factos da Bélgica
A Bélgica tem uma economia de alto rendimento avançada e estável. Oferece um elevado padrão de vida, qualidade de vida, cuidados de saúde e educação. Também está classificada como um dos países mais seguros e pacíficos do mundo.
A Bélgica é uma monarquia constitucional federal com um sistema parlamentar e uma população de quase 12 milhões de pessoas. O país está dividido em três regiões altamente autónomas: Flandres no norte, Valônia no sul e a região de Bruxelas-Capital. A Bélgica é o lar de dois grupos ou comunidades linguísticas principais: a comunidade de língua holandesa, principalmente flamenga, que constitui cerca de 59% da população, e a comunidade de língua francesa, que compreende cerca de 40% de todos os belgas. Uma pequena comunidade de língua alemã, em torno de um por cento, existe nos cantões do Leste.
A Bélgica está localizada no coração da região mais próspera da Europa. O poder de compra de seus residentes e daqueles que vivem em um raio de 500 km da região torna um local privilegiado para negócios. Bruxelas, a capital da Bélgica, é o lar de várias corporações internacionais e organizações intergovernamentais de tomada de decisões, como a UE e a OTAN.
A Bélgica tem centros de conhecimento e iniciativas de P&D mundialmente famosos. O Fórum Económico Mundial e muitos outros espectadores internacionais classificam a Bélgica entre a elite mundial em P&D e inovação.
A Bélgica é um dos principais centros de logística da Europa. A sua infra-estrutura oferece vantagens para a implementação de actividades europeias de logística ou distribuição com os portos marítimos de Antuérpia, Zeebrugge, Ghent e Oostende e os aeroportos de Bruxelas, Antuérpia e Oostende Bruges. Adicionalmente, as redes rodoviária, ferroviária, fluvial e de oleodutos da Flandres estão entre as mais densas da Europa – garantindo ligações rápidas com o interior europeu.

A força de trabalho da Bélgica é multilíngue, altamente formada e leal. É também a 4ª força de trabalho mais produtiva do mundo, graças à sua cultura diversificada e à proximidade de universidades e instituições de ensino reconhecidas internacionalmente.
Facilmente acessível e com localização central, o Porto de Antuérpia é a chave para a célebre indústria química de Flandres. Uma pipeline de última geração facilita a troca de produtos. Antuérpia é o maior cluster químico da Europa e o segundo maior do mundo.

De acordo com o World Trade Report, a Bélgica é um dos 15 principais países exportadores do mundo. As suas exportações per capita estão entre as mais altas do mundo.
Algumas empresas belgas famosas com presença global incluem Van Hool (autocarros, reboques), Solvay (produtos químicos), Materialize (impressão 3D), FN Herstal (braços), Delhaize (rede de supermercados), Katoen Natie (logística), Neuhaus (chocolate), Jan Den Nul (infraestrutura marítima), Cartamundi (cartas e jogos), Barco (projeção digital e tecnologia de imagem), Anheuer-Busch Inbev (Stella, Leffe e outras cervejas), Janssens (produtos farmacêuticos), Bekaert (fio de aço). Sabia que quase 80 por cento das bolas de bilhar do mundo são feitas na Bélgica? A Saluc AC, fundada em 1923, tem sua própria fábrica de produtos químicos para produzir resina fenólica, o que dá às bolas de Aramith o seu característico acabamento de alto brilho e duro como pedra.
A famosa seleção belga de futebol, The Red Devils, ocupou os primeiros lugares no ranking mundial da FIFA.
A Bélgica é conhecida pela sua qualidade de vida na área de alimentos, bebidas, cultura, entretenimento e festivais.
A Bélgica também é conhecida pelas suas invenções, que incluem o plástico, o saxofone, o Índice de Massa Corporal (IMC), Imodium e comprimidos contraceptivos. O país também fez contribuições significativas para a World Wide Web.
A Bélgica oferece diversidade multicultural, com grandes comunidades em expansão (incluindo lojas e restaurantes) de ascendência estrangeira.
A Bélgica é o lugar onde Napoleão Bonaparte foi derrotado. Ele sofreu uma derrota esmagadora na Batalha de Waterloo, uma cidade ao sul de Bruxelas, em 1815.